Pular para o conteúdo principal

A ECONOMIA DA BAHIA E O CARNAVAL


A Bahia corresponde a 36% do PIB do Nordeste e em mais da metade das exportações da região. É o sexto estado brasileiro mais rico. A economia do estado baseia-se na indústria (química, petroquímica, informática, automobilística e suas peças), agropecuária (mandioca, feijão, cacau e coco), mineração, turismo e nos serviços. Existe o importante Pólo petroquímico de Camaçari e um complexo industrial da Ford Motor Company em Camaçari, nas proximidades de Salvador.
A Bahia é o primeiro produtor nacional de cacau, sisal, mamona, coco, feijão e mandioca, sendo os dois últimos mais voltados para a subsistência do que para a comercialização. A região de Ilhéus é uma das mais propícias áreas para o cultivo do cacau em toda a Bahia. Tem bons índices também na produção de milho e cana-de-açúcar.
Fator prioritário da economia baiana, a pecuária bovina ocupa hoje o sexto lugar nacional, enquanto a caprina registra atualmente os maiores números do setor em todo o Brasil.
Outra região do estado que merece a devida atenção é aquela compreendida pelo rio São Francisco, conhecida também como Vale do São Francisco, compreendendo as cidades de Juazeiro, Curaçá, Casa Nova, Sobradinho, dentre outras. A região é a maior produtora de frutas tropicais do país sendo sua grande maioria exportada para os mercados europeu, asiático e americano.
Além de ser o principal produtor de cacau, é também o principal exportador de cacau no Brasil. Recentemente, o cultivo da soja aumentou substancialmente no oeste do estado.
Em se tratando de minério, a Bahia tem reservas consideráveis de minérios e de petróleo. A mineração baseia-se essencialmente no ouro, cobre, Magnesita, cromita, sal-gema, barita, manganês, chumbo e talco.
A indústria na Bahia, apesar de não representar uma força econômica no estado, volta-se para os setores da química, petroquímica, agroindústria, informática, automobilística e suas peças.
Outra principal indústria é o turismo, ao longo da costa da Bahia, que é o estado brasileiro com o maior litoral, as bonitas praias e os tesouros culturais fazem-lhe um dos principais destinos turísticos do Brasil. Além da ilha de Itaparica e Morro de São Paulo, há um grande número de praias entre Ilhéus e Porto Seguro, na costa sudeste, o norte litoral da área de Salvador, esticando para a beira com Sergipe, transformou-se um destino turístico importante, o qual ficou conhecido como Linha Verde. A Costa do Sauípe contém um dos maiores hotéis-resorts do Brasil.
A Bahia tem um grande número de turistas, no mês de fevereiro, por conta do carnaval, onde podemos visualizar a maior mistura de raças, tribos, línguas e estilos, que se torna em um intercâmbio durante a festa. Porém o carnaval baiano está perdendo um número considerável de público, por conta, de sua composição repetida de horários e seqüência de blocos e trios, além disso os altos preços de abadas e camarotes.
Este ano o carnaval de rua do Rio de Janeiro, que por sinal é “gratuito”, conseguiu reunir mais de um milhão e meio de pessoas nas ruas de Copacabana e adjacências, resgatando o carnaval do bloco Bola Preta. Desta forma o carnaval baiano que movimenta mais de 20 milhões de reais nos meses que o antecede e nos seus dias de festa, vai começar a perder um pouco do seu pódio de maior festa de rua do mundo e a mais lucrativa.
Não precisamos nem comentar o problema que se deu, quando teve a licitação para quem iria assumir o carnaval de salvador nos próximos anos, foi uma vergonha. Mas, em contra partida movimenta muito o comércio do turismo e outras áreas ligadas aos festejos de carnaval.
Sendo assim, a prefeitura adotou a medida de fazer carnaval nos bairros distantes do circuito da folia, A festa aconteceu em Periperi, Liberdade, Cajazeiras, Itapuã, Pau da Lima e Plataforma. É mais uma oportunidade para destacar a diversidade musical da capital baiana, levando artistas e grupos musicais, do arrocha ao samba reggae, passando pelo axé, reggae, pagode, pop e outros ritmos.
Responsável pela montagem dos palcos, iluminação e realização dos eventos, a Salvador Turismo (Saltur) anunciou, que o Carnaval dos bairros deveria acontecer sempre a partir das 19h, onde proporcionaria uma forma de todas as pessoas de todas idades participarem da festa.
Os principais veículos da imprensa oficial baiana são o Correio da Bahia, TV Salvador (emissora local), TV Bahia e outras emissoras que transmitem a Globo no interior do estado, todas empresas da Rede Bahia; o jornal A Tarde, que também possui uma emissora de rádio A Tarde FM; o jornal Tribuna da Bahia; a emissora de TV, Band Bahia, e a emissora da Band News FM em Salvador; e as emissoras de televisão TV Aratu, TVE-BA e TV Itapoan, onde em sua totalidade transmite ao vivo o carnaval para o mundo. Essa divulgação mundial tem seu lado positivo e negativo, onde a segurança tem que ser reforçada nos circuitos da festa.
Este ano houveram quase 4.500 ocorrências no período do carnaval e só foram divulgadas 1.300 ocorrências, tendo em vista que a polícia não se encontra com seu efetivo adequado e sem equipamento para o cumprimento do seu dever legal.
E para finalizar, enquanto todos pulavam e curtiam o carnaval, a câmara dos deputados em Brasília votavam no parcelamento do 13º salário em 10 vezes, onde conseguiram sua aprovação, sendo encaminhado ao senado para sua votação e aprovação também, desta forma a economia do país vai por água abaixo. Finalizo deixando uma pergunta depois desta informação, como será o carnaval de 2011 e a economia baiana como ficará?
Autor: Professor Vagner Brandão (Especialista em Segurança e Professor da Estácio – FIB Salvador.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CURSO DE SEGURANÇA ELETRÔNICA PARA GESTORES Em mais uma parceria com a Estacio de Sá - FIB será realizado curso de EXTENSÃO EM SEGURANÇA ELETRÔNICA PARA GESTORES . Alunos da Estacio, associados da ABGS, adesguianos e menbros do CONSEG ARATU terão desconto especial em torno de 17%. Aulas às quintas das 19:00 às 22:00 horas. As incrições podem ser feitas no próprio site http://protecaoeletronica.blogspot.com e será confirmada após a localização do depósito que deverá ser feita na ag do Bradesco 3173 e c/c 0034987-9 em nome de Sergio Roberto Barbosa de Santana. OBJETIVO Transmitir informações que capacitem os profissionais de segurança a realizarem uma análise das necessidades de um sistema de segurança eletrônica, diante das vulnerabilidades encontradas no cliente e apresentarem soluções que possam aumentar a efetividade do sistema integrado de segurança e que possibilitem a discussão para criação de um projeto para contratação desse subsistema. OBJETIVOS ESPECÍFICOS Demo...

ALUNO PALESTRANTE

O ALUNO DE PÓS GRADUAÇÃO EM GESTÃO DA EXCELÊNCIA EM SEGURANÇA EMPRESARIAL GLADSON TAVARES SERÁ O ALUNO PALESTRANTE DO IV FÓRUM DE SEGURANÇA EMPRESARIAL DA BAHIA E TERÁ COMO TEMA:IMPACTO BLINDADO, CARRO FORTE. Destaca-se no mercado por ser um excelente instrutor e terá a oportunidade de mostrar o resultado de sua experiência durante o Fórum. Especialidades : INSTRUTOR DE TIRO (AFITEV). INSTRUTOR EM SERVIÇO DE TRANSPORTE DE VALORES. INSTRUTOR EM ESCOLTA ARMADA. INSTRUTOR EM SEGURANÇA DE DIGNATÁRIO. 1º SGT PM; MEDALHA DUAS ESTRELAS DE PRATA, 20 ANOS. MONITOR EM CURSO DE OPERAÇÕES ESPECIAIS. MONITOR EM CURSO DE TÁTICAS ESPECIAIS. MONITOR EM CURSO DE SEGURANÇA DE DIGNATÁRIOS. MONITOR EM CURSO DE SOBREVIVÊNCIA (MAR, TERRA E SELVA).