Pular para o conteúdo principal

Segurança privada enfrenta carência de mão de obra

A carência de mão de obra alcançou o setor de segurança privada, segundo o Sesvesp (sindicato das empresas do setor). O mercado de vigilância, segurança, escolta de carga e valores emprega hoje mais de 500 mil no país.


O número cresceu nos últimos anos devido a exigências da legislação e do mercado, que passou a atuar em escala de trabalho menos estreita, com mais homens por posto, segundo João Palhuca, do Sesvesp.


"O posto de serviço é preenchido 24 horas. Por conta de lei e de condição física humana, a escala que aceitava três trabalhadores por posto passou a exigir quatro", diz.


O movimento ligado à variação da carga horária se consolidou. Uma nova onda de demanda, porém, surge pelo momento econômico, com construções de condomínios, shoppings, fábricas e agências bancárias.


"O reajuste da escala absorveu a mão de obra que estava disponível. Agora falta, pois a economia está acelerada. A demanda maior que a oferta força o setor a elevar a remuneração", afirma.


Nos últimos quatro anos, o salário base teve alta real de 15%, segundo Palhuca. Um vigilante básico em São Paulo ganha em média R$ 1.300.


Em 2010, foram gerados mais de 19 mil vagas no Estado de São Paulo, alta de 13% ante o ano anterior. O número de empresas, porém, cresceu só 3%.

(Jornal Folha de S. Paulo, Mercado Aberto/SP – 01/08/2011) 

Origem: Clipping ABESE

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CURSO DE SEGURANÇA ELETRÔNICA PARA GESTORES Em mais uma parceria com a Estacio de Sá - FIB será realizado curso de EXTENSÃO EM SEGURANÇA ELETRÔNICA PARA GESTORES . Alunos da Estacio, associados da ABGS, adesguianos e menbros do CONSEG ARATU terão desconto especial em torno de 17%. Aulas às quintas das 19:00 às 22:00 horas. As incrições podem ser feitas no próprio site http://protecaoeletronica.blogspot.com e será confirmada após a localização do depósito que deverá ser feita na ag do Bradesco 3173 e c/c 0034987-9 em nome de Sergio Roberto Barbosa de Santana. OBJETIVO Transmitir informações que capacitem os profissionais de segurança a realizarem uma análise das necessidades de um sistema de segurança eletrônica, diante das vulnerabilidades encontradas no cliente e apresentarem soluções que possam aumentar a efetividade do sistema integrado de segurança e que possibilitem a discussão para criação de um projeto para contratação desse subsistema. OBJETIVOS ESPECÍFICOS Demo...

ALUNO PALESTRANTE

O ALUNO DE PÓS GRADUAÇÃO EM GESTÃO DA EXCELÊNCIA EM SEGURANÇA EMPRESARIAL GLADSON TAVARES SERÁ O ALUNO PALESTRANTE DO IV FÓRUM DE SEGURANÇA EMPRESARIAL DA BAHIA E TERÁ COMO TEMA:IMPACTO BLINDADO, CARRO FORTE. Destaca-se no mercado por ser um excelente instrutor e terá a oportunidade de mostrar o resultado de sua experiência durante o Fórum. Especialidades : INSTRUTOR DE TIRO (AFITEV). INSTRUTOR EM SERVIÇO DE TRANSPORTE DE VALORES. INSTRUTOR EM ESCOLTA ARMADA. INSTRUTOR EM SEGURANÇA DE DIGNATÁRIO. 1º SGT PM; MEDALHA DUAS ESTRELAS DE PRATA, 20 ANOS. MONITOR EM CURSO DE OPERAÇÕES ESPECIAIS. MONITOR EM CURSO DE TÁTICAS ESPECIAIS. MONITOR EM CURSO DE SEGURANÇA DE DIGNATÁRIOS. MONITOR EM CURSO DE SOBREVIVÊNCIA (MAR, TERRA E SELVA).